Há centenas de fabricantes, de grande, médio e pequeno porte, espalhados por todo o país, sendo que os dez maiores fabricantes respondem por 75% do total das vendas.
O setor de tintas tem muita relevância no mundo, pois dele dependem infinitas áreas e setores, tendo um alto valor económico, e pela importância dos seus produtos na melhoria da qualidade de vida das pessoas, conservação de valor patrimonial, redução de substituição por corrosão em equipamentos e na construção civil, fornecendo além de empregos, produtos e serviços.
O mercado de tintas no Brasil segundo informações da ABRAFATI teve uma retração em 2022 de 4,0%, totalizando 1,647 milhão de litros, devido a múltiplos fatores, tais como pandemia, aumento dos insumos, aumento de importações que totalizaram USD 197 milhões, com exportações de USD 240 milhões. A queda tem seu principal fator a queda em tintas decorativas (dentro das imobiliárias) de 5,2% Os mercados de tintas são divididos em:
• Tinta automotiva original: 2% em volume
• Repintura automotiva :4,3% em volume
• Tinta industrial (eletrodomésticos, , auto peças , naval, aeronáutica , manutenção e outras) : 11,2%
• Imobiliária: 82,5%
Como a indústria de tintas no Brasil pode ter seu crescimento assegurado e como a Kalium Chemical pode auxiliar e alavancar esse crescimento? Sugerimos algumas ações, tais como:
1. Investimento em tecnologia adequada ao mercado brasileiro, atual, futuro e inovação, provendo ao mercado, produtos de qualidade com preços compatíveis com a renda do brasileiro.
Empresas que investem em tecnologia e inovação tendem a se destacar no mercado e oferecer produtos de alta qualidade aos consumidores.
2. Desenvolvimento de produtos sustentáveis. A preocupação com o meio ambiente é fundamental para as gerações futuras, portanto, a indústria de tintas pode investir em produtos, que não agridam a natureza e atendam às necessidades dos consumidores conscientes e as demandas adequadas a cada setor e região do país.
3. Ampliação do mercado - as empresas podem buscar novas oportunidades de mercado, como a fabricação de tintas para setores específicos como a indústria automotiva, construção civil, eletrodomésticos, manutenção de equipamentos entre outros.
4. Melhoria da eficiência produtiva - uma produção eficiente pode reduzir custos e aumentar a competitividade da empresa.
5. Investimento em marketing - ações de marketing podem ajudar a fortalecer a marca, ampliar a visibilidade e aumentar as vendas da empresa.
6. Planejamento financeiro adequado à necessidade atual e futura de cada empresa.
Em resumo, pode ser assegurado por meio de investimentos em tecnologia e inovação, desenvolvimento de produtos sustentáveis, ampliação do mercado, melhoria da eficiência produtiva, planejamento financeiro adequado e investimento em marketing.
Como a indústria de tintas no Brasil pode ter seu crescimento assegurado e como a Kalium Chemical pode auxiliar e alavancar esse crescimento? Sugerimos algumas ações, tais como:
1. Investimento em tecnologia adequada ao mercado brasileiro, atual e futuro e inovação, provendo ao mercado, produtos de qualidade com preços compatíveis com a renda do brasileiro .Empresas que investem em tecnologia e inovação tendem a se destacar no mercado e oferecer produtos de alta qualidade aos consumidores.
2. Desenvolvimento de produtos sustentáveis . A preocupação com o meio ambiente é fundamental para as gerações futuras, com conceito de sustentabilidade, portanto, a indústria de tintas pode investir em produtos sustentáveis, que não agridam a natureza e atendam às necessidades dos consumidores conscientes e às necessidades e demandas adequadas a cada setor e região do país. Através de pesquisas, estarmos alinhados com novas tendências mundiais e substituição de tecnologias mais antigas, é fundamental, a fim de promovermos soluções mais sustentáveis sem perda de performance trazendo competitividade.
3. Ampliação do mercado - as empresas podem buscar novas oportunidades de mercado, como a fabricação de tintas para setores específicos como a indústria automotiva, construção civil, eletrodomésticos, manutenção de equipamentos entre outros. A busca incessante por variedades de matérias-primas com custos mais acessíveis. A Kalium conta com escritórios localizados geograficamente de forma estratégica a fim de continuar a sua busca por novos desenvolvimentos, matérias-primas, soluções logísticas e opções para reduzir os custos de seus clientes.
4. Melhoria da eficiência produtiva - uma produção eficiente pode reduzir custos e aumentar a competitividade da empresa.
5. Investimento em marketing - ações de marketing podem ajudar a fortalecer a marca, ampliar a visibilidade e aumentar as vendas da empresa.
6. Planejamento financeiro adequado à necessidade atual e futura de cada empresa.
7. Mercado em constante inovação e Tecnologia (Tintas inteligentes).
Diante da concorrência e necessidades do público-alvo, o mercado de tintas protagonizou uma cadeia evolutiva de inovações ao longo dos últimos anos, com o objetivo de melhorar a qualidade, durabilidade, sustentabilidade e facilidade de uso dos produtos. Algumas das novidades no mercado de tintas incluem:
Tintas sustentáveis: Com um aumento no foco da sustentabilidade, muitas empresas estão desenvolvendo tintas com baixo teor de compostos orgânicos voláteis (VOC) e formulação com menor teor de toxicidade, resultando em tintas compatíveis com os padrões ambientais e de saúde ocupacional necessários ao setor.
Tintas antimicrobianas: Com a crescente preocupação com a higiene e a propagação de doenças, as tintas antimicrobianas estão ganhando popularidade. Essas tintas contêm aditivos que conferem à superfície curada, ação prolongada contra bactérias enquanto o filme estiver na superfície. Isso torna essas tintas especialmente úteis em ambientes onde a higiene é uma preocupação, como hospitais, clínicas, cozinhas, banheiros e outras áreas suscetíveis à proliferação de microrganismos.
Tintas autolimpantes: As tintas autolimpantes são desenvolvidas para repelir sujeira, manchas e mofo facilitando a limpeza das superfícies pintadas. Essas tintas utilizam tecnologias como nano cristais de dióxido de titânio, que reagem à luz ultravioleta e ajudam a decompor a sujeira orgânica quando expostos à luz solar.
Tintas fotocrômicas: Essas tintas possuem a capacidade de mudar de cor quando expostas à luz. Elas são usadas em aplicações como pinturas de parede, revestimentos de móveis e decorações, permitindo criar ambientes dinâmicos e interativos.
Tintas de baixo odor: A preocupação com o odor forte e desagradável das tintas têm impulsionado o desenvolvimento de produtos com baixo odor. Essas tintas são formuladas com ingredientes de menor odor, tornando-as mais confortáveis de usar em ambientes internos.
Tintas de alta resistência: Para aplicações que exigem resistência extrema, como superfícies industriais, pisos ou áreas externas, estão sendo desenvolvidas tintas com propriedades especiais, como alta resistência à abrasão, impacto, produtos químicos e intempéries.
Essas são apenas algumas das inovações que têm impulsionado o mercado de tintas. À medida que a tecnologia e a demanda evoluem, é inevitável que novas tendências surjam para atender às necessidades dos consumidores e às demandas do mercado.
Em resumo, o crescimento da indústria de tintas no Brasil pode ser assegurado por meio de investimentos em tecnologia e inovação, desenvolvimento de produtos sustentáveis, ampliação do mercado, melhoria da eficiência produtiva, planejamento financeiro adequado e investimento em marketing.
Autores do artigo:
Victor Luis Maluf Amarilla – Diretor Técnico e de Marketing
Richard Perli – Gerente de Produto
Regiane Neves – Coordenadora de Qualidade