A Tabela Periódica é uma brilhante invenção que revolucionou a química. O modelo foi desenvolvido pelo químico russo Dmitri Mendeleiev (nascido em Tobolsk -Sibéria em 08 de fevereiro de 1834), em 1869, o qual organizou elementos de propriedades semelhantes em grupos e os colocou em ordem crescente de massa. Essa organização dos elementos com base em suas propriedades abriu as portas para uma compreensão mais profunda da matéria.
O conceito foi sendo desenvolvido até chegar ao modelo de hoje, com sete linhas horizontais e 18 linhas verticais. A tabela atual apresenta todos os 118 elementos conhecidos, organizados por características comuns e em ordem crescente de acordo com seu número atômico. Os primeiros 94 elementos da tabela periódica ocorrem naturalmente, enquanto o restante, de 95 a 118, só foram produzidos em laboratórios ou em reatores nucleares pelos cientistas.
A importância da Tabela Periódica reside em sua capacidade de fornecer uma estrutura clara para entender a relação entre os elementos. Ela permite que pesquisadores e químicos prevejam a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no resto do universo, prevendo comportamentos químicos e tendências nas propriedades dos elementos, como eletronegatividade, energia de ionização e raio atômico.
A Tabela Periódica serve para que profissionais envolvidos na química (seja nas atividades industrial ou científica) possam prever o comportamento químico dos elementos para que consigam, então, fabricar e purificar as diferentes substâncias químicas de acordo com as necessidades e interesses da sociedade. As relações estequiométricas devem ser conhecidas para evitar problemas nas reações químicas para fabricação dos produtos a que as matérias primas se destinam.
Além de seu papel crucial na química, a tabela periódica transcende outras disciplinas, como a física e a biologia. A ferramenta tornou-se um conector universal com uma linguagem comum de elementos, podendo ser usada por cientistas, profissionais e estudantes de todo o mundo e de diversas disciplinas.